Blog

💨 Já atualizaste o teu iPhone? o iOS 14 já está disponível ✅

💨 Já atualizaste o teu iPhone? o iOS 14 já está disponível ✅

Caso não tenhas reparado, o iOS 14 já está disponível para download no teu iPhone! Para atualizares para este novo software, só tens de verificar se o teu iPhone pertence à lista de modelos que suportará esta atualização e caso verifiques que o teu equipamento está contemplado com esta nova atualização, apenas terás de descarregar a mesma em Definicções > Geral > Atualização de Software. 

Vamos relembrar-te as principais diferenças.

Focado na melhoria da experiência do utilizador, o iOS 14 vai dar continuidade ao que a marca tem procurado criar ao longo dos anos. Ainda assim, temos agora uma mudança completa da interface. E ecrã inicial (HomeScreen) está alterada e tem um novo espaço chamado App Library, para organizar todas as apps que estão no iPhone. Assim, tudo fica acessível de forma mais intuitiva e longe dos ecrãs onde não são acedidas.

Novos e mais organizados widgets no iOS 14
Os widgets estão também diferentes e têm agora uma imagem mais aprimorada. Estes podem tomar novas dimensões e até serem incorporadas no HomeScreen. Este passo dá acesso mais direto a informação que interesse aos utilizadores. Estes widgets estão também mais inteligentes e podem adaptar-se ao que o utilizador pretende. Mudam de informação e de fonte ao longo do dia ou o utilizador pode simplesmente mudar para o pretendido.

Outra novidade é o PiP no iOS. Agora podemos ter o vídeo sempre presente no ecrã principal ou em qualquer outra app. Este pode ser mudado para qualquer posição do ecrã ou até ser colocado de lado, onde apenas tem presente o som.

A Siri é outro elemento que vai ver a sua interface alterada, sendo mais adaptada ao iPhone, tornando-se quase impercetível. Está mais inteligente e tem mais funcionalidades integradas com o iOS.

A nova app Conversations permite traduzir texto, de forma privada e com uma qualidade elevada. Além disso, permite comunicar de forma mais direta e sem barreiras. A privacidade continua a ser um foco para a Apple.

Nas Mensagens há também novidades. Com mais 40% de mensagens trocadas, a Apple quer melhorar este serviço. Agora, os contactos preferidos podem ser colocados no topo, para facilitar o acesso às mensagens prioritárias.

Os memojis estão também reforçados com novas imagens, com máscara e novas idades. Nos grupos, e para garantir uma melhor ordem, podem ser enviadas respostas diretas e é possível mencionar um utilizador. Agora, todos os membros estão presentes no topo e os mais ativos visíveis. Há também a possibilidade de definir e criar imagens de grupo.

Nos mapas há as novidades que a marca tem vindo a acumular. Novos mapas, com mais detalhe, vão ser expandidos a novos países e a novos territórios. A pesquisa está também melhorada com a chegada de guias que recolhem informação detalhada de cada local.

Focado na diminuição da pegada de carbono, o Maps tem agora a possibilidade de ser usado de bicicleta. Também nos carros elétricos existe agora informação de pontos de carregamento, compatíveis com cada carro.

No iOS 14 há novidades na Apple Car. Novas imagens de fundo e novas ações, como estacionar ou pedir comida. Outra novidade está no fim das chaves. Com o iOS 14 e recorrendo ao NFC, um iPhone pode abrir um carro, de forma segura e controlada.

Esta novidade vai ser passada também para o iOS 13 e, assim, chegar a mais utilizadores. A Apple quer abraçar este novo standard e espera que os fabricantes sigam este caminho também.

A App Store tem também novidades. Com as App Clips, rápida e de forma funcional, podemos interagir diretamente. Estas apps mais pequenas e reduzidas dão acesso a tudo o que as apps totais dão acesso, mas sem ocupar o ecrã.

Com um simples código QR da Apple e recorrendo ao NFC, estas App Clips são chamadas e usadas de forma transparente e direta.

As chamadas, e tal como acontece no iPadOS 14, vão chegar sem ocupar todo o ecrã. Uma simples notificação será mostrada quando o utilizador estiver a usar uma app e não quiser ser interrompido.

O iOS 14 vai estar agora em testes, com as primeiras versões a serem disponibilizadas para os programadores. Ao longo dos próximos meses vai crescer e ser melhorado em todas as áreas que agora foram apresentadas.