Blog

👀 Descobre os "stalkers" do teu Instagram

👀 Descobre os "stalkers" do teu Instagram

Estão a aparecer cada vez mais teorias sobre a ordem de visualização dos Stories no Instagram. Desde que a mudança do feed cronológico para a adoção do algoritmo em todas as partes da plataforma, a rede social guarda segredo sobre a forma como organiza os posts mostrados para os utilizadores como se fosse a fórmula da Coca-Cola.

Mas o The Verge conseguiu conversar com Julian Gutman, product lead do Instagram, que explicou (ou tentou explicar) como funciona a ordem de quem viu os teus Stories.

 

Teorias da conspiração sobre o Instagram Stories

O mistério em torno desse algoritmo dos Stories fomenta várias hipóteses. Num artigo, o The New York Times (NYT) chegou a apontar o Instagram como o "novo Tinder".  "A teoria é que quem quer que seja o seu maior stalker no Instagram, ele estará no topo (da lista)", disse Anthea Fisher, uma jovem de 22 anos, que iniciou um relacionamento com um contato que aparecia sempre na sua lista. Mas, isso é apenas uma das teorias.

HowViewedYoursStories

Na altura, um porta-voz da rede social disse ao NYT que a ordem das visualizações dos Stories é "baseada em vários sinais, incluindo as pessoas que viram a sua história recentemente, contas com as quais você mais interage no Instagram e muito mais".

Como saber quem visualizou os seus Stories no Instagram

A teoria do stalking

Num tópico do Reddit, os utilizadores do Instagram relataram as suas próprias experiências com os Stories, incluindo fatores como a frequência com que olhavam o perfil de um amigo ou com que frequência colocavam “like” nas fotos, para ver quais tinham maior peso nesta equação — criaram contas falsas, e testaram de todas as maneiras.

Sendo assim, os supostos stalkers nem precisam de se envolver com o que alguém publica (com gostos e comentários) para que sempre apareçam em primeiro na lista de quem está visualizando os Stories.

A teoria top 50

Outros acham que o Instagram respeita alguma cronologia para os primeiros 50 visualizadores dos Stories, então a lista mostrará quem assistiu à sua história primeiro. Mas, assim que chega a 50, o algoritmo muda e passa a considerar outros fatores.

A teoria do pós-top 50

Supostamente, após atingir 50 pessoas na lista de visualizações dos Stories, a ordem seria classificada por quem interage mais com seu perfil com visitas na sua página, comentários, likes, visualizações de Story, e mensagens no Instagram Direct.

As visualizações de página também são priorizadas pelo algoritmo. Então, se você se questiona porque é que o seu ex-crush que nunca mais gostou das suas fotos do feed continua sempre no topo dos views dos Stories, é porque ele está "stalkando" a tua conta.

 

Algoritmos e mais algoritmos

Uma diferença entre o Instagram e o Snapchat é a forte dependência do ranking algorítmico. Em 2016, o feed do Instagram mudou para um modelo algorítmico (abandonando o cronológico) e a ordem dos Stories do Instagram na parte superior da app tornou-se baseada em dados de envolvimento do Instagram e do Facebook.

A maioria das plataformas sociais baseia-se em algoritmos proprietários que não são 100% transparentes para os utilizadores. Paige Thelen, da equipa de comunicação do Instagram, disse ao Social Media Week, meses antes, que, “semelhante ao feed, as histórias são organizadas com base nos momentos em que você mais se preocupa".

 

A ordem é determinada com base em vários sinais, incluindo:

1) a probabilidade de você estar interessado no conteúdo;

2) frequência dos posts;

3) Os seus relacionamentos com a pessoa.

Ao mudar o feed, o Instagram disse que as pessoas estavam perdendo 70% dos posts na plataforma, e que a ideia era otimizar os 30% que viam. Sobre a ordem de visualizações dos Stories, o recado é que talvez você é que esteja stalkeando e não o oposto (em parte dos casos). Nossas interações não mentem, nem as dos outros.

Continuamos, no entanto, sem repostas sobre como saber quem viu duas vezes o seu Story, quanto tempo de visualização conta como um view e quem tirou print da sua história. A rede social dispensou o "alerta de screenshot" que estava a ser testado.