Blog

Apple: Nova beta 3 do iOS 13.5 traz notificações de exposição COVID-19

Apple: Nova beta 3 do iOS 13.5 traz notificações de exposição COVID-19

A Apple ontem lançou a 3.ª versão beta do iOS 13.5. Em breve, a empresa americana irá lançar a versão final que já traz a ferramenta de notificações de exposição à COVID-19, no iPhone. Esta é uma ferramenta que pode vir a ser adotada por muitos países para fazer o rastreio de contactos para ajudar na luta contra a COVID-19 (a Alemanha já disse que ia avançar). A União Europeia também está a trabalhar numa solução com o nome Pan-European Privacy-Preserving Proximity Tracing (PEPP-PT).

Hoje vamos mostrar como o utilizador poderá usar esta ferramenta e como poderá ativar ou desativar o rastreador dentro do iOS.

Há um mal-entendido por parte de muitas pessoas que estão a confundir os termos, quando o assunto é usar este tipo de ferramentas para notificar quem foi exposto à COVID-19. Assim, é importante referir que as soluções desenvolvidas são para contact tracing e não contact tracking. 

Como ligar/desligar o rastreio de contactos COVID-19 no iPhone
Conforme podemos ver, a opção está dentro da área de privacidade, para haver logo à partida um compromisso por parte das empresas que tal recolha é importante na luta contra a pandemia, mas que é privada.

Assim, no iOS 13.5 e posteriores, vá a Definições > Privacidade > Saúde e escolha COVID-19 Exposure Notifications (COVID-19 Notificações de Exposição) no topo desse menu. Conforme poderá perceber, dentro só existe a opção para ligar ou desligar COVID-19 Exposure Notifications.

Veja em imagens:

 Fonte: Pplware